quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Colite Ulcerosa – O que devo comer?

Embora a alimentação não cure a colite ulcerosa, uma dieta adequada pode reduzir alguns dos sintomas para um nível mais tolerável. Por exemplo, recomenda-se às pessoas que sofram de colite uma dieta rica em FIBRAS solúveis e pobre em alimentos ricos em fibras insolúveis, como farelo, frutos secos, sementes e milho-doce, pois este tipo de fibras pode irritar mais o cólon, estimular as contracções intestinais e aumentar assim a probabilidade de diarreia.


Uma nutrição adequada é muito importante na colite, especialmente quando se recupera de uma crise ou se reduz o consumo de alimentos com o objectivo de diminuir a diarreia.


Deve, pois, ter cuidado em incluir proteínas, calorias, vitaminas A, C, D, B12 e ácido fólico, cálcio, ferro e zinco. Isto significa consumir uma grande divercidade de alimentos sem exacerbar a inflamação.


- Coma fígado 1 vez por semana para obter vitamina A (excepto as grávidas) e frutos e legumes de polpa alaranjada para obter betacaroteno, substância que o organismo converte em vitamina A.

- Salmão, sardinhas e cavala de conserva ou frescos fornecem vitamina D.

- Fígado, peixe, porco e ovos, frescos ou de conserva, são boas fontes de vitamina B12; os legumes de folha verde escura fornecem ácido fólico e, tal como a fruta, contêm fibras solúveis; o queijo e o iogurte são boas fontes de cálcio; e o zinco encontra-se no marisco, especialmente nas ostras.

A ANEMIA constitui um problema bastante comum dos que sofrem de colite ulcerosa, pois as zonas inflamadas sangram frequentemente. É importante, por isso, ingerir alimentos que contenham bastante ferro. O ferro que obtém-se mais facilmente na carne vermelha, especialmente no fígado.Para auxiliar o organismo a absorver ferro dos legumes, as refeições devem incluir uma boa fonte de vitamina C, como, por exemplo, sumo de laranja.

Resumindo:

Deve comer :

Fruta e legumes de folhas verdes, cozinhadas, para obter fibras solúveis
- Peixe gordo para obter vitamina D
- Alimentos ricos em betacaroteno
- Fígado, excepto no caso das grávidas

Deve Evitar

- Farelo, frutos secos, sementes e milho-doce

-----------------------------------------------------------Paula Leite

Consulta de Enfermagem ao Utente ao Ostomizado


Bibliografia:
Selecções do Reader's Digest
Liga de Ostomizados de Portugal “Dia Mundial do Ostomizado – Juntos para o
próximo milénio “ ; Santa Maria da Feira, Outubro, 1999.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thank you fοг somе other fantastiс article.
Whеre еlse coulԁ anyonе get thаt type of information in suсh an ideal means of ωriting?

I haνe a рresentation next week, anԁ I'm on the look for such information.

Here is my web page viagra