
Antes de remover o tumor tinha de efectuar tratamentos de rádio e de quimio. Outro choque! Agora eu era uma doente oncológica! E isso era angustiante. Eu tinha consciência do que estava a passar mas não sabia nada o que me iria acontecer. Já não controlava as decisões. Perdi o poder de decidir. Estava nas mãos dos médicos! Tinha de confiar na sua competência para ficar, como diziam, quase boa!. E assim foi.
Era isso mesmo “eu estava viva” e iria fazer tudo para não me esquecer disso. Sim, porque apesar de tudo muitos doentes com este diagnóstico não têm essa sorte. Este é um dos cancros mais mortais em Portugal. É também um dos cancros que tem mais probabilidade de aumentar nos próximos anos nas sociedades desenvolvidas devido em parte, não só à hereditariedade, mas também aos estilos de vida sedentários e à alimentação pobre em fibras. Um cancro que causa muito sofrimento.Essa experiência levou-me nestas férias, um ano depois do sucedido, a ler um livro, um best-seller internacional, denominado “Às terças com Morrie” de Mitch Albom. Esta obra descreve o modo como uma pessoa, um professor com qualidades humanas excepcionais, com o diagnostico de uma doença terminal aborda a vida que lhe resta e consegue fazer desse processo uma lição de vida.
A doença e o sofrimento dela decorrente permitem-nos alcançar outra leitura para a vida. E como Morrie lembro que “tanta gente anda para aí com uma vida sem sentido. Parecem adormecidos, mesmo quando estão ocupados a fazer coisas que consideram importantes. Isso é porque perseguem as coisas erradas. A maneira de dar sentido à nossa vida é dedicá-la a amar os outros, dedicar-nos à comunidade à nossa volta, e dedicar-nos a criar qualquer coisa que nos dê um propósito e um significado”. Sei que este é o lema desta Liga dos Amigos do Hospital do Barreiro e a partir de agora passa a ser também uma prioridade minha, no presente e no futuro.
Maria Irene L.B. de Carvalho 15 Setembro de 2009
In Newsletter nª 34/2009
Liga dos Amigos do Hospital Distrital do Barreiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário