quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Manter-se informado… Perguntas e Respostas!

No duche, como é que posso cobrir o protector para que não entre água para o estoma?

A boa notícia é que não é preciso cobrir o protector ou o saco para tomar o duche. Se decidir tomar duche com o protector/saco, basta secar o dispositivo quando sair do chuveiro.
Mesmo que opte por tirar o sistema de saco completamente, a água não pode entrar no estoma e mesmo que entrasse não causaria dor.
Contudo não deve deixar expor o adesivo sem o saco porque o protector pode desprender-se e soltar-se com a acção da água.

É normal que o meu estoma sangre? Quais as causas?

É normal que haja sangue na esponja quando limpa a área em redor do estoma.
O tecido do estoma é muito semelhante ao tecido no interior da boca. É fácil magoar as gengivas com a escova de dentes e fazê-las sangrar. Passa-se exactamente a mesma coisa com o seu estoma. Se sofrer alguma lesão, sangrará. Se está a tomar medicamentos anticoagulantes do sangue ou outros (como a aspirina ou medicamentos que a contêm), verificará que o estoma sangra mais do que o normal.
Se o sangue não parar em 15 min, ou se for excessivo, procure assistência médica imediatamente.

Outra razão pela qual o estoma sangra é pela presença e formação de pequenos granulomas (bocados de tecido), em redor do estoma que aparecem com alguma frequência nas ostomias digestivas. Ao toque estas formações sangram frequentemente, principalmente aquando da limpeza da pele.
Estas situações não são preocupantes e na Consulta de Ostomia podem resolver-se facilmente através da cauterização (queimadura), com nitrato de prata.
__________________________________________________________Enf.Paula Leite

Bibliografia:Revista Contact “Para ajudar a equilibrar a sua vida”, nº 2 2008/2009, Convatec, Bristol Myers Squibb, S.A, Paço de Arcos, pág.6,7, 2009

2 comentários:

Saúde Materna - Centro de Saúde da Feira disse...

Este artigo é muito importante, pois dá resposta a problemas práticos com que se deparam as pessoas com ostomias no do dia-a-dia. Muito bem!

Beijinhos, Sónia Soares

Blogger de Saúde disse...

Parabéns ... Bom artigo!