segunda-feira, 20 de julho de 2009

A Grávida com Ostomia - Parte I

A grávida com ostomia depara-se com várias mudanças durante o período pré-natal. Para além das mudanças comuns da gravidez, a grávida com ostomia experimenta mudanças adicionais, nomeadamente ao nível da auto-imagem e do auto-conceito, do stress dos cuidados diários ao estoma, entre outros. Vários autores têm demonstrado, no entanto, que a grávida com ostomia pode ter uma experiência de gravidez, parto e pós-parto normal. No entanto, a mulher com ostomia deve ter precauções muito cedo, durante o período pré-concepcional (mesmo antes da gravidez), de modo a que receba informações específicas para que sejam detectados precocemente sinais e sintomas de complicações.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO
Em termos de alimentação, a grávida com ostomia deve atender aos mesmos cuidados que as grávidas em geral, fazendo uma alimentação variada, rica em nutrientes essenciais, e com a quantidade de calorias adequada à fase de desenvolvimento fetal. No entanto, será necessário um suplemento de ácido fólico e de vitaminas devido à maior dificuldade de absorção dos alimentos. A dieta deve ser planeada conjuntamente com as modificações do estoma para facilitar o crescimento do feto. Deve ser dada atenção ao controlo do gás e do odor. O gás do intestino provém do ar que é deglutido (engolido), das bebidas com gás e da acção das bactérias sobre a comida indigesta. A grávida com ostomia não deve ingerir as chamadas “fast food” e bebidas gaseificadas. Para prevenir o odor, existem ainda sacos mais adequados. Outra medida de controlo é a utilização de desodorizantes no saco de ostomia.

DESCONFORTOS DA GRAVIDEZ
No primeiro trimestre são comuns, em cerca de 80% das grávidas, as náuseas e os vómitos. A grávida com ostomia deve comunicar à equipa de saúde se os vómitos ocorrerem mais do que uma vez por dia, ou se tiver sinais de desidratação tais como a urina muito concentrada (escura) e a boca seca, uma vez que pode colocar em risco o equilíbrio de líquidos e nutrientes. São perdidos cerca de 500 a 750 ml de líquidos por dia através do estoma comparando com os 100 a 200 ml de líquidos perdidos pela maioria das pessoas que têm um intestino intacto. Os cuidados a ter no caso de náuseas e vómitos são: evitar o contacto com cheiros intensos; comer tostas ou bolachas secas antes de levantar de manhã da cama; ingerir refeições pequenas, mas frequentes; evitar alimentos gordurosos ou muito condimentados; ingerir líquidos frequentemente entre as refeições. Se ocorrer, no entanto, a desidratação, terão de ser administrados líquidos e electrólitos por via endovenosa (pelas veias).

PREPARAÇÃO PARA O PARTO, NASCIMENTO E PÓS-PARTO
A grávida com ostomia deve participar num curso de preparação para o parto pelo método psicoprofilático de Lamaze que consiste essencialmente na realização de exercícios físicos, exercícios de relaxamento e respiratórios.
A grávida com ostomia tem habitualmente um trabalho de parto e parto semelhante ao de qualquer outra grávida. A maioria dos partos é vaginal. A taxa de nascimentos por cesariana nas grávidas com estomas é de cerca de 27%, semelhante à população geral. Recomenda-se durante o período expulsivo a observação do estoma durante e após a contracção e episódio de puxo.


__________Sónia Soares Enfermeira do Centro de Saúde de Santa Maria da Feira

BIBLIOGRAFIA
Aukamp V, Sredl D. Collaborative care management for a pregnant woman with an ostomy. Complement Ther Nurs Midwifery. 2004 Feb; 10 (1): 5-12.
Sredl D, Aukamp V. Evidence-based nursing care management for the pregnant woman with an ostomy. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2006 Jan-Feb; 33 (1):42-9.

23 comentários:

Anônimo disse...

Porque razão uma jovem mulher é ostomizada?
Creio que isso acontece por cancro e a ostomia pode ser definitiva ou não.é isso?
Não altera a sexualidade?
Pelo artigo parece que até pode engravidar e ter filhos, mas faz-me mui6ta confusão...

Fico a agurdar a II parte
Obrigada.

Consulta de Enfermagem ao Ostomizado disse...

Respondendo às suas dúvidas, nem sempre a razão para a realização de uma ostomia é de origem cancerosa. Uma perfuração intestinal, sequelas operatórias, cicatrização de fístulas anais e doença inflamatória do intestino, são algumas das situações que originam ostomias provisórias e ou definitivas. Consulte o nosso blog em outros artigos.
Relativamente à sexualidade. Sem dúvida que é alterada. A pessoa e o casal têm que encontrar estratégias de adaptação á nova situação de vida. Contudo o amor a partilha e os sentimentos são sempre possíveis e como vê, também é possível ser sexualmente activo e ser mãe sendo ostomizada.
Relativamente à segunda parte, aguarda-se surpresas e testemunhos reais da nossa consulta.

Enf. Paula Leite

Anônimo disse...

Obrigada, fiquei muito mais informada e vou ler outros artigos e certamente incomodar com perguntas.

Viviana

fatima pereira disse...

Gravidez e a ostomia, é na verdade um assunto muito importância, e quase desconhecido da maioria das pessoas, pois não é fácil a quem tem uma ostomia falar disso...

Este blog faz um trabalho excelente, mostrando que o importante é não desistir, pois é possível ter qualidade de vida amar e ser amada, engravidar e ser mãe...

Parabéns Enf. Paula.

Excelente artigo Enf. Sónia!

Ana Pereira disse...

Boa tarde, sou estudante de enfermagem e estou a fazer um trabalho sobre gravidez e a ostomia ( Gravidas ostomizadas), será que me poderia dar mais algumas informações ou tem alguma documento que me possa sugerir para leitura.

cumprimentos

Estudante de Enfermagem Ana Pereira

Consulta de Enfermagem ao Ostomizado disse...

tEMOS ALGUNS ARTIGOS E APOIO DAS ENFERMEIRAS COM ESPECIALIDADE EM SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA.
SE PRECISAR CONTACTE-NOS E AGUARDE PELA PARTE DOIS DO ARTIGO.

Ana Pereira disse...

Ok aguardarei. Estou a desenvolver o trabalho já neste ambito, e entregalo-ei dia 18 de Dezembro. Sem dúvida uma temática muito importante, pois a reacção quando dizemos aos colegas é:O quê? Isso é possivel? Como é? e gera-se um clima de partilha e sobretudo de querer saber mais sobre o assunto.

Obrigada desde já pela disponibilidade demonstrada.

PS- onde posso encontrar esses artigos?

Naira disse...

Bom dia
eu estou gravida de 19 semanas e sou ostomisada a 2 meses e meio. Precisei ser ostomisada depois q estourou o apendice e acabou perfurando parte do intestino. Eu uso uma ileostomia e apesar de todos os cuidados necessarios estou lidando muito bem com a situação.

Naira Lima

Unknown disse...

Sou Enfermeira pós graduanda em Estomaterapia no Brasil. Gostaria de ter acesso à artigos de gestantes estomizadas. O assunto é muito importante e nada encontro......se puder me ajudar envie e-mail para erika.vb12@bol.com.br......abraços Erika

Unknown disse...

Naira acabei de passar por isso. Como foi pra vc?

Unknown disse...

Naira acabei de passar por isso. Como foi pra vc?

Unknown disse...

Vi q ja faz algum tempo. Ckmo vc esta hj? Como foi seu parto? A sua é permanente??

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vc obteve resposta??? Como.foi seu parto??? A sua e permanente???

Unknown disse...

Vc obteve resposta??? Como.foi seu parto??? A sua e permanente???

Unknown disse...

Naíra,

Eu tenho ileo a dez anos...eu tenho 36 anos...

E fiquei até hoje com medo de engravidar...por estar com a ileo...foi bem sua gravidez?

Unknown disse...

Naíra,

Eu tenho ileo a dez anos...eu tenho 36 anos...

E fiquei até hoje com medo de engravidar...por estar com a ileo...foi bem sua gravidez?

Unknown disse...

Oih Boa tarde uso a bolsa a 4 anos e agora estou gestante de 9 semanas quais profissionais de saúde devo procurar para ter um acompanhamento mais seguro

Unknown disse...

Ola tenho trinta e sete anos uso colostomia desde2010,devido um erro medico,estou quase desistindo de fazer a reconstrução ,pra realizar o sonho de ser mãe novamente, mas tenho medo dos risco de uma gravidez ,devido o uso da bolsa e fator de ter engordado muito depois da cirugia ,tenho que tomar uma decisão,pois tenho a chance de fazer a reversão e ficar boa, mas também tem risco de não dar certo e eu ter que voltar a usar a bolsa,, enquanto isso meu sonho vai ficando pra traz, não sei o que faco, ,mas sonho com neu bebê em meus braços ,enquanto isso ,estou ficando doente entrando em depressão, sem saber qual decisão tomar ..

Unknown disse...

Olá tudo bem, me chamo Aline e uso bolsa também desde 2010 minha ostomia e definitiva. Eu acredito que todos temos medo mas se tiver uma chance de voltar ao normal volte, pq ficar com essa dúvida se poderia dar certo e um erro, afinal de contas depois se não der certo vc não poderá dizer que não tentou, tenho um irmão que já fez reversão e super deu certo.
Nunca desista de seus sonhos!!!

Unknown disse...

Eu uso a 2 anos e estou de 7 meses de gestação tenho um pouco de medo mais também tenho fé que dará tudo certo

Unknown disse...

Não tenha medo estou com 7 meses e estar super tranquilo confie em Deus ele sabe tudo

Unknown disse...

Sou ostomizada a 12 meses devido a uma perfuração intestinal causada por um erro médico . Eu ja sou mãe porém não era ostomizada, meu atual esposo gostaria de ter mais um filho na qual para mim e uma experiência diferente já que precisei fazer uma laparotomia na barriga . Neste caso devido a este corte na barriga e a colostomia existem riscos maiores de eu não conseguir gerar meu filho caso eu venha engravidar ?