quinta-feira, 25 de junho de 2009

VENCER O CANCRO É POSSÍVEL!

“Hoje vou contar a história de Cesaltina Barreto, mulher corajosa alentejana natural de Elvas, e que viveu desde nova em Leiria, devido à transferência de seu marido que era militar.
Com 50 anos foi-lhe detectado cancro da mama, e fez mastectomia radical! Não foi fácil, aliás não é fácil para ninguém...Recusou-se a fazer quimioterapia. Fazia a consulta de rotina no IPO em Coimbra, onde foi operada, e sempre muito bem tratada.
Tomava o tamoxifeno todos os dias, mas às vezes esquecia-se! Fez sempre a sua vida
normal. Dizia com mágoa que já não ia ver o nascimento da neta.O tempo foi passando e tudo ia correndo bem. Nasceu a neta, e uns anos mais tarde um neto, viu-os crescer e ajudou a cria-los.
Mas ao fim de 10 anos teve recidiva, e tirou a outra mama! Recusou novamente fazer
quimioterapia. Entretanto a sua nora de repente adoece! Cancro da mama! Mas dos piores, só viveu um ano! Foi muito duro para toda a família.Depois deste drama dizia, agora é que não chego ao casamento da minha neta!Dia após dia ia lutando como podia, e os anos foram passando...
Foi vencendo o cancro.Assistiu com muita alegria ao casamento da neta! O neto formou-se em matemática, e uns anos depois casou.Foi bisavó! Duas meninas da neta, e duas meninas do neto, viu-as nascer com muita alegria.Vivia com o seu marido que tinha 89 anos, e fazia ainda a sua lida da casa, ia às compras, fazia a comida! Era uma guerreira, nunca se queixava da vida, muito trabalhadora, foi um exemplo de coragem.

Estavam os dois, a passar uns dias em casa do filho, nos fins de Janeiro de 2006, num sábado à noite estava a beber o seu chá, deu-lhe um AVC. Fui eu que a amparei, para não cair. Na mesma altura deu também um AVC ao seu marido, foram os dois para o hospital

O seu marido faleceu no dia 1 de maio de 2006!

A D. Cesaltina nunca mais falou, e faleceu a 8 de maio de 2006 com a bonita idade de 85 anos. Ficaram os dois na mesma sepultura.Presto a minha homenagem, a esta grande mulher! Aprendi muito com ela!Uma mulher que lutou sempre, e nunca baixou os braços! E venceu!!!Obrigado D.Tina (como eu a tratava) a Sra., foi uma guerreira! Uma vencedora!VENCER O CANCRO É POSSÍVEL!!!”

Publicado por Alda em 6 Janeiro de 2008 no seu blog viveroutravez.blogspot.com

Nenhum comentário: