terça-feira, 7 de abril de 2009

Polipose Familiar

A polipose familiar é uma perturbação hereditária em que se desenvolvem 100 ou mais pólipos adenomatosos pré-cancerosos, que revestem o intestino grosso e o recto.

Os pólipos desenvolvem-se durante a infância ou a adolescência. Em quase todas as pessoas não tratadas, desenvolve-se um cancro do intestino grosso (cancro do cólon) antes dos 40 anos. No entanto, se o intestino grosso for extraído e o recto for ligado ao intestino delgado, às vezes os pólipos rectais desaparecem.

Muitos especialistas preferem este último procedimento.

De 3 em 3 ou de 6 em 6 meses inspecciona-se mediante uma sigmoidoscopia (exame utilizando um tubo flexível de visualização) com o fim de remover os novos lipos.
Se estes surgirem rapidamente, deve-se extirpar o recto e o intestino delgado deve ser evacuado através duma abertura na parede do abdómen.
A ligação cirúrgica que se cria entre o intestino delgado e a parede abdominal denomina-se ileostomia.
_____________________________________________________Paula Leite
Bibliografia:
www.manualmerck.net
Liga de Ostomizados de Portugal “Dia Mundial do Ostomizado – Juntos para o
próximo milénio “ ; Santa Maria da Feira, Outubro, 1999.

10 comentários:

Tânia Mer Idalêncio disse...

Eu descobri que tinha a polipose com 22 anos. Há 10 meses fiz uma colectomia total, e hoje tenho uma vida normal, embora tenho cuidado em consumir alguns alimentos.

No caso da minha família, a doença atingiu meu pai, minha avó, irmãs minhas e netos do meu pai... Acredito que ela possa persistir por 5 gereções ou mais, não ví menos do que 5 gerações na minha famía com essa doença.

Perdi 03 irmãs e um sobrinho, e minha vó e 03 tios já eram mortos quando nasci.

Quanto mais cedo a descoberta melhor. o Médico da nossa família, aocnselha a fazer a primeira colonoscopia a partir dos 10 anos de idade, já que no nosso caso, a probabilidade de ter a doença é superior a 40%, são poucos os que não apresentaram nada.

E fora o intestino, a doença ainda atinge outros orgãos como estomago e figado, quando descoberta em estado mais avançado. E mesmo os que descobrem quando ela ainda está no intestino, fazem exames de acompanhamento como a endoscopia, que avalia os outros orgãos do sistema digestivo.

Anônimo disse...

Eu fiz coletomia total,minha mãe,meu irmão,02 tios um faleceu devido ao caso,01tio e um primo da minha mãe.Gostaria de saber da ontem vem essa doença infeliz.

Tatiii disse...

Eu tenho polipose familiar, descobri depois de operada. Não vou ter filhos, não posso. Sou ileostomizada há 10 anos e vivo bem e feliiiz !

CLÉBER ZAWACKI disse...

QUE EU SAIBA NÃO TENHO CASO NA FAMILIA, MAS ESTE SIAT ME AJUDOU NA PESQUISA QUE FIZ EM RELAÇÃO AO MEU TRABALHO. GRANDE ABRAÇO.
OBRIGADO A TODOS!

CLÉBER ZAWACKI disse...

QUE EU SAIBA NÃO TENHO CASO NA FAMILIA, MAS ESTE SIAT ME AJUDOU NA PESQUISA QUE FIZ EM RELAÇÃO AO MEU TRABALHO. GRANDE ABRAÇO.
OBRIGADO A TODOS!

CLÉBER ZAWACKI disse...

QUE EU SAIBA NÃO TENHO CASO NA FAMILIA, MAS ESTE SIAT ME AJUDOU NA PESQUISA QUE FIZ EM RELAÇÃO AO MEU TRABALHO. GRANDE ABRAÇO.
OBRIGADO A TODOS!

Unknown disse...

meu sogro descobriu está doença há 20 anos e meu marido descobriu há 45 dias e amanhã se prepara para fazer a cirurgia definitiva pois no seu intestino está com inúmeros pólipos peço a deus que de tudo certo.

Eliézer disse...

Oi meu nome é Eliézer tenho 24 anos. E faz 2 anos que eu sou ostomisado por causa dessa enfermidade,no começo quando eu acordei da çirurgia que eu vi que eu estava usando uma bolsa nossa meu mundo desabou sobre mim,não açeitava aquela condição que eu estava passando.Mais com o passar dos dias eu fui pedindo forças a Deus para me ajudar passar por essa situação difícil.Hoje em dia eu espero poder fazer outra cirurgia para poder ligar meu intestino novamente,mais se não for possível não me importo porque ja açeitei essas condiçoes que eu vivo,e mesmo com tudo o que eu passei eu sigo a vida e faço de tudo para ser feliz... Abraços a todos..........Eliézer

Unknown disse...

Olá, me chamo Mariceli Julião, hoje eu tenho 28 anos, mas descobri os pólipos no intestino quando eu tinha 22 anos. Na adolescência eu já sentia muitas dores na região do intestino, e com o tempo foram se agravando.
No meu caso foi um pouco difícil de descobrir, pois eu sou filha adotiva e não tinha muitas informações sobre minha mãe biológica, mas depois felizmente descobri que ela também tinha o mesmo problema assim como o pai dela teve, mas no caso dele era no estômago, e ela era no intestino. Infelizmente eu herdei nos dois órgãos, e depois da morte da minha mãe, descobri que outro tio materno também morreu devido á esses pólipos.
Em 2010 já com 23 anos, fui submetida á colectomia total com preservação do reto, e desde então faço acompanhamento anual pois tenho vários pólipos no reto e meu estômago é totalmente forrado por pólipos.
Eu ao contrário de muitos pacientes que realizaram colectomia total, não emagreci, pelo contrário, engordei após a cirurgia e como quase de tudo, confesso que não é certo o que faço mas estou bem, o que evito de consumir são o leite e café, de resto eu consigo comer tudo, principalmente doces que eu adoro. O problema de tomar refrigerantes é que nos dão muitos gases e acabam provocando dores abdominais que são bem chatas.
Agora estou começando a fazer um tratamento com o Gastro para ver se é possível controlar os pólipos do estômago sem ter que fazer a gastrectomia total (retirar todo o estômago), tenho três meses para saber se vou ou não fazer a cirurgia do estômago.... Estou aqui imaginando se eu realmente fizer essa cirurgia, como será minha vida sem intestino e sem estômago??? Me preocupo pois sou jovem ainda e tenho um filho que depende muito de mim, e peço á Deus que ele nunca sofra o que eu sofri, espero que Deus seja bonzinho com meu filho sobre esse aspecto.

Bom gente, eu deixo aqui para vocês uma mensagem não só pra quem está passando por esse momento difícil, mais para aqueles que conhecem alguém que está passando por esse momento:
Não é fácil receber uma notícia dessas, mesmo que o médico diga que não é um câncer, eu passei por isso logo após a morte da minha mãe biológica e quase pirei, mas confiei em Deus, e encarei tudo isso de frente e de cabeça erguida, pois sou mais forte que uma doença! Espero ajudar pessoas com o mesmo problema e nunca se esqueçam que é muito importante realizar os exames, fazer a dieta recomendada pois ela pode impedir diversas doenças em qualquer fase de nossas vidas; estou lutando para ter uma alimentação mais saudável e não é tarefa fácil, e é isso , desejo boa sorte e muita força e fé para todos, sejam fortes e não se deixe vencer por uma doença que você pode vencer!!! Fiquem todos com Deus!!!

Unknown disse...

Olá Tânia, minha história é parecida com a sua. Minha família tem polipose. Perdi 3 tias, minha mãe, minha avó e, segundo informações, todos os parentescos da família da minha avó que faleceram foi por causa dessa doença.
Não tínhamos ideia da agressividade da polipose. É uma doença silenciosa.
Quando minha mãe morreu, eu procurei fazer o exame já que existiam muitos casos. descobri que também tinha polipose. Dia 16/08/2016 fiz a cirurgia de colectomia total, aos 29 anos. Estou bem. Alem de mim, também fizeram meu tio, tia caçula e meu primo (este retirou o estômago).
As dúvidas ainda são muitas a cerca da recuperação, e eu queria saber como ficou o funcionamento do seu intestino? Com o tempo a volume das fezes voltaram ao normal? Qual a frequência de ida ao banheiro? Hoje consegues sair na rua sem medo de ser surpreendida com uma eventual vontade de ir ao banheiro?
desde já agradeço por postar sua. história