terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Viagens

O Ostomizado pode e deve viajar sempre que achar conveniente, e assim o desejar, utilizando todos os meios de transporte habituais.

Nas deslocações de automóvel, como qualquer automobilista, deve continuar a usar o cinto de segurança sem, no entanto, permitir que este comprima a ostomia. Terá que ajustar a posição do mesmo.

Se tal não for possível, poderá solicitar a isenção do seu uso, através de um atestado médico que entrega ao delegado de saúde da sua zona. Deverá reflectir nas vantagens do seu uso!

Nas deslocações de avião deve levar o material para o cuidado da ostomia na bagagem de mão, junto a si (os extravios de bagagem são demasiado frequentes).

Em qualquer período que se ausente (seja de férias ou por outra razão) deverá levar sempre material em número superior ao que gastaria em casa, uma vez que os imprevistos podem acontecer e poderá não ter facilidade de arranjar os dispositivos que habitualmente usa no local para onde vai.

Para a higiene fora de casa (WC de um café, e locais semelhantes) aconselha-se o uso de lenços de papel, ou papel higiénico, para limpar e secar a pele.

Sempre que possível, saia de casa!
Bibliografia:
“Sempre ao seu lado – um mundo de soluções para Colostomia” ; Convatec, Lisboa,
Setembro, 2003.
WWW.lop.org.pt

_______________________________________________Paula Leite


Nenhum comentário: