quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O que é uma colostomia?

Quando comemos os alimentos são mastigados na boca e engolidos. Passam pelo esófago e entram no estômago.Aqui são triturados e misturados com ácidos, formando-se um produto líquido que passa ao intestino de lgado (também conhecido por intestito fino). Este, que tem cerca de 7 metros de comprimento, é o local onde são absorvidas as proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas e sais minerais. O restante passa ao intestino grosso (cólon) e nele é absorvida a água, essencial à nossa vida.
Se reparar no esquema seguinte verá que o cólon (intestino grosso) está dividido em 4 partes: o cólon descendente e o sigmóide. De seguida apresenta-se o recto, e finalmente o ânus. A massa que entra no cólon (as fezes) vai-se deslocando com a ajuda de movimentos do próprio intestino e a água vai sendo absorvida. É por isso que as fezes vão ficando cada vez mais consistentes. Com a continuação dos movimentos intestinais, as fezes passam para o recto, sendo de seguida libertadas para o exterior através do ânus. Aqui existe um músculo (esfíncer anal) que depende da nossa vontade. Podemos, assim, controlar a saída das fezes.
Nas figuras apresentadas pode visualizar um esquema simples do aparelho digestivo. Quando um dos órgãos é ligado à pele, resulta uma ostomia. Este adquire o nome do órgão.

Quando o cólon é ligado à pele, diz-se que temos uma colostomia.


Mas como vimos, o cólon está dividido em 4 partes. Assim temos 4 tipos de colostomias: colostomia ascendente, colostomia transversa, colostomia descendente e sigmoidostomia (consoante a parte do cólon que é surturada na pele).
As características das fezes são diferentes nas diversas colostomias. Quanto mais intestino grosso estiver a funcionar, mais sólidas são as fezes porque mais água foi absorvida pelo organismo.


Paula e Marco
BIBLIOGRAFIA: Adaptado do Guia do Colostomizado, Enfermeiras Maria Joana Tavares e Maria Manuel Castro; 2003

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito,desejo mais informações sobre o assunto...boa tarde obrigado!

Tatynha disse...

Gostei muito desta página, sou enfermeira e desejo a todos os estomizados que não desistam nunca de viver....Abraço a todos...

sou feliz disse...

gostei muito desta pagina, pois o meu filho tem 7 anos e , tem uma doença que se chama mega-colon e vai ter que botar colostomia, e agora eu estou mas por dentro do assunto, ja estou mas preparada.
valéu pela dica.