
Uma nutrição adequada é muito importante na colite, especialmente quando se recupera de uma crise ou se reduz o consumo de alimentos com o objectivo de diminuir a diarreia.
Deve, pois, ter cuidado em incluir proteínas, calorias, vitaminas A, C, D, B12 e ácido fólico, cálcio, ferro e zinco. Isto significa consumir uma grande divercidade de alimentos sem exacerbar a inflamação.
- Coma fígado 1 vez por semana para obter vitamina A (excepto as grávidas) e frutos e legumes de polpa alaranjada para obter betacaroteno, substância que o organismo converte em vitamina A.
- Salmão, sardinhas e cavala de conserva ou frescos fornecem vitamina D.
- Fígado, peixe, porco e ovos, frescos ou de conserva, são boas fontes de vitamina B12; os legumes de folha verde escura fornecem ácido fólico e, tal como a fruta, contêm fibras solúveis; o queijo e o iogurte são boas fontes de cálcio; e o zinco encontra-se no marisco, especialmente nas ostras.
A ANEMIA constitui um problema bastante comum dos que sofrem de colite ulcerosa, pois as zonas inflamadas sangram frequentemente. É importante, por isso, ingerir alimentos que contenham bastante ferro. O ferro que obtém-se mais facilmente na carne vermelha, especialmente no fígado.Para auxiliar o organismo a absorver ferro dos legumes, as refeições devem incluir uma boa fonte de vitamina C, como, por exemplo, sumo de laranja.
Resumindo:
Deve comer :
– Fruta e legumes de folhas verdes, cozinhadas, para obter fibras solúveis
- Peixe gordo para obter vitamina D
- Alimentos ricos em betacaroteno
- Fígado, excepto no caso das grávidas
- Farelo, frutos secos, sementes e milho-doce
-----------------------------------------------------------Paula Leite
Consulta de Enfermagem ao Utente ao Ostomizado
Bibliografia:
Selecções do Reader's Digest
Liga de Ostomizados de Portugal “Dia Mundial do Ostomizado – Juntos para o
próximo milénio “ ; Santa Maria da Feira, Outubro, 1999.