segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Testemunho do Sr. RR

Boa tarde!!!
Meu nome é RR, tenho 58 anos e vivo na cidade de Americana sp – 21.000 mil habitantes. Tive um câncer no rim direito em 1997, tive que tira-lo totalmente e vivo bem s/ problema algum 2005. Tive um câncer no intestino (p/ puro machismo não fui ao médico no começo quando as coisas poderiam ser muito mais fáceis).

Quando detectado já era um tumor e tive que retirar; foram 4 cirurgias em 7 meses já que a primeira ficou interrompida e teve que ser refeita, enquanto isso usava bolsa de colostomia. Fui para a cirurgia pensando que seria última (fechamento da bolsa) ao voltar dela não conseguia ingerir alimentos após dois dias (2) voltei para cirurgia novamente e tive que abrir para que uma das alças do intestino fosse refeita.



Enfim foram 4 cirurgias 3 no mesmo local (35 cm) e uma p/ fechamento da colostomia.Em 2008 Junho fui fazer uma operação da uma hérnia originada pelas cirurgias de 2005. Dia 09 Junho entrei no hospital para ficar no máximo 5 dias. Acabei pegando uma infecção generalizada, UCI p/ 30 dias sendo 10 em coma e 4 meses e meio de hospital c/ alimentação parenteral e muitos medicamentos, passei por mais 7 cirurgias, retiraram 4 metros do meu intestino. Voltei para casa dia 16 Outubro um dia após fazer 58 anos, fiquei mais 3 meses c/ aparelhagem de sucção e sonda no intestino p/ 24 horas.Hoje uso bolsa de Ilostomia igual a de colostomia, a diferença é que sai muito mais liquida.

A adaptação à bolsa foi muito mais difícil que da 1ª vez em 2005, hoje o local é irregular e necessita de uma bolsa côncava e é usado muita cola (pasta adesiva) "Convatec ou Adapt".

Obs:… O governo da estes materiais (Caríssimos) gratuitamente é um direito seu procure se informar em postos de sua cidade.Hoje eu viajo, passei muito e dirijo todos os dias e o jeito mais fácil p/ o uso do cinto é prender ele antes de você se sentar e colocando apenas a parte superior (foi o meu jeito) não existe lei que regulamenta isso, use o bom senso caso você seja parado pelo policia.

"Para DEUS nada é impossível"

Comentário do Sr. RR no nosso blog a 5 de Maio de 2009

quinta-feira, 25 de junho de 2009

VENCER O CANCRO É POSSÍVEL!

“Hoje vou contar a história de Cesaltina Barreto, mulher corajosa alentejana natural de Elvas, e que viveu desde nova em Leiria, devido à transferência de seu marido que era militar.
Com 50 anos foi-lhe detectado cancro da mama, e fez mastectomia radical! Não foi fácil, aliás não é fácil para ninguém...Recusou-se a fazer quimioterapia. Fazia a consulta de rotina no IPO em Coimbra, onde foi operada, e sempre muito bem tratada.
Tomava o tamoxifeno todos os dias, mas às vezes esquecia-se! Fez sempre a sua vida
normal. Dizia com mágoa que já não ia ver o nascimento da neta.O tempo foi passando e tudo ia correndo bem. Nasceu a neta, e uns anos mais tarde um neto, viu-os crescer e ajudou a cria-los.
Mas ao fim de 10 anos teve recidiva, e tirou a outra mama! Recusou novamente fazer
quimioterapia. Entretanto a sua nora de repente adoece! Cancro da mama! Mas dos piores, só viveu um ano! Foi muito duro para toda a família.Depois deste drama dizia, agora é que não chego ao casamento da minha neta!Dia após dia ia lutando como podia, e os anos foram passando...
Foi vencendo o cancro.Assistiu com muita alegria ao casamento da neta! O neto formou-se em matemática, e uns anos depois casou.Foi bisavó! Duas meninas da neta, e duas meninas do neto, viu-as nascer com muita alegria.Vivia com o seu marido que tinha 89 anos, e fazia ainda a sua lida da casa, ia às compras, fazia a comida! Era uma guerreira, nunca se queixava da vida, muito trabalhadora, foi um exemplo de coragem.

Estavam os dois, a passar uns dias em casa do filho, nos fins de Janeiro de 2006, num sábado à noite estava a beber o seu chá, deu-lhe um AVC. Fui eu que a amparei, para não cair. Na mesma altura deu também um AVC ao seu marido, foram os dois para o hospital

O seu marido faleceu no dia 1 de maio de 2006!

A D. Cesaltina nunca mais falou, e faleceu a 8 de maio de 2006 com a bonita idade de 85 anos. Ficaram os dois na mesma sepultura.Presto a minha homenagem, a esta grande mulher! Aprendi muito com ela!Uma mulher que lutou sempre, e nunca baixou os braços! E venceu!!!Obrigado D.Tina (como eu a tratava) a Sra., foi uma guerreira! Uma vencedora!VENCER O CANCRO É POSSÍVEL!!!”

Publicado por Alda em 6 Janeiro de 2008 no seu blog viveroutravez.blogspot.com

terça-feira, 9 de junho de 2009

O voo dos gansos

Parece que a ciência já descobriu porque é que os gansos voam juntos. Voam formando um "V", porque cada pássaro ao bater as suas asas produz um movimento no ar que ajuda o ganso que vai atrás. Voando em "V", todo o grupo aumenta pelo menos 70% o seu poder de voo, comparado a cada pássaro se voasse sozinho.

Devemos considerar que a união faz a força, sobretudo quando partilhamos objectivos comuns.

Uma palavra de alento renova as forças e cria recursos imprescindíveis à valorização das competências de cada um.

A solidariedade e a entreajuda ajudam a enfrentar a adversidade com as experiências e recursos de cada um




Colaboração: fátima pereira